segunda-feira, 30 de maio de 2011

O nascimento de Vênus - Sandro Botticelli - 1483

"O Nascimento de Vênus" , de Sandro Botticelli, é um dos quadros mais famosos da Galeria Uffizi. Foi feito sob encomenda da família Medici e retrata o nascimento de Afrodite, a deusa do amor, também chamada Vênus. O quadro foi realizado de acordo a lenda da mitologia grega, que narra que Vênus nasceu do mar, sob uma chuva de rosas, e foi impelida para a praia em uma concha, cercada pelas Horas ou Ninfas, que são deuses do vento. O quadro retrata o momento em que a concha toca a areia e uma das Horas estende um manto de púrpura para a bela Vênus, idealização da beleza, da pureza e do amor.

A composição é muito bem-sucedida e harmoniosa e é tão grande a admiração que a Vênus desperta que é difícil perceber que o seu pescoço tem um comprimento incomum, que os ombros têm um caimento improvável e que o braço esquerdo se liga ao corpo de uma maneira não tão realista. Talvez essas pequenas diferenças com relação ao padrão reforcem a harmonia e a beleza do conjunto.

Na época em que o quadro foi pintado, as pessoas conheciam muito pouco sobre a mitologia grega. A tela de Boticelli estava contando uma história nova, sobre o surgimento do amor no mundo, em toda a sua magia, mas sem deixar de lado o realismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...