terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Apreciador - Honoré-Victorien Daumier



Honoré-Victorien Daumier nasceu em Marselha no dia 26 de Fevereiro de 1808 e faleceu em Valmondois, no dia 10 de fevereiro de 1879. Famoso em vida como o maior caricaturista de todos os tempos, Daumier também era chargista, pintor e ilustrador de muito talento. Foi escultor também. Hoje em dia é reconhecido como um dos mestres da litografia.
Começou a trabalhar como artista gráfico ainda muito jovem, tendo aprendido a técnica da litografia em 1830. Trabalhou em duas das mais famosas revistas satíricas da França: “Charivari” e “La Caricature”. Esta última durou de 1830 a 1835, tempo suficiente para que Daumier fosse preso por uma caricatura que fez do rei Luis Felipe, em 1832. Ele fez mais de quatro mil litografias criticando a sociedade e a política de seu tempo.
Em 1848, Daumier passou a se expressar com mais frequência através de aquarelas, sem abandonar a litografia e sempre na mesma veia crítica, parodiando os Tribunais de Justiça e retratando as classes desfavorecidas.
Também experimentou com tinta a óleo, quando criou uma série de telas retratando Don Quixote.
Idoso, ficou cego e foi salvo da pobreza pelo pintor Corot, um de seus muitos admiradores. Outros artistas que admiravam o trabalho de Daumier e colecionavam suas obras foram Degas, Delacroix e o que não deve ser surpresa para quem conhece o desenho de Daumier, seu xará Honoré de Balzac, pois um desenhava com grafite e tinta o que o outro desenhava com palavras.
“O Conhecedor”: pena e tinta, aguadas, aquarela, lápis litográfico e guache sobre giz preto, em papel velino. 43.8 x 35.5cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...